A Região

Além dos atrativos na própria Pousada, toda a região do Sul de Minas oferece opções deliciosas para você desfrutar o seu dia e noite, seja entre grupos de amigos, em casal ou junto de toda a família.

 

Da gastronomia local até os passeios pelas montanhas e cachoeiras, além de roteiros que incluem o Circuito das Águas e a Estrada Real.

Aqui nós já damos algumas sugestões que valem muito a pena - e são a cara da nossa região.

Uma produção que acontece há mais de um século na região da Mantiqueira, principalmente nos municípos de Cruzília, São Vicente de Minas, Minduri e Aiuruoca.

Os famosos queijos tipo gorgonzola italiano ou os tipos brie e cammenbert franceses são a grande referência em queijos finos de qualidade no estado e reconhecidos como dos mais importantes do país.

Na região você ainda encontra queijos de massa filada, queijos de massa cozida, semi cozida e de massa crua, queijos de mofo branco, queijos de mofo azul e queijos condimentados devido à abundância de leite e cremes de qualidade.

Cruzília é berço do cavalo Mangalarga Marchador, uma raça brasileira que chama a atenção por sua marcha rápida e suave. Com fazendas dedicadas à criações de animais, o turismo a cavalo é uma ótima atração para os turistas que podem usufruir de passeios pelas mais belas paisagens naturais, montanhas e cachoeiras.

Inaugurado em 2012, em Cruzília está o Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador com um grande acervo de vídeos e fotos que contam a trajetória e a importância da raça.

Águas

O Circuito das Águas é formado por 11 municípios que concentram as estâncias hidromineiras mais procuradas do estado. Cada cidade do Circuito possui fontes de água com propriedades diferentes e estão à disposição em parques e praças.

 

Caxambu é uma das principais e concentra doze fontes de água mineral, gasosas e medicinais, que podem ser encontradas no Parque das Águas - tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. 

O parque também abriga o suntuoso Balneário de Hidroterapia, um tradicional centro hidroterápico que oferece banhos de imersão em água mineral, piscina de hidroterapia, saunas a vapor e secas, além de vários tratamentos estéticos

Para quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura, Aiuruoca é um prato cheio.

Diversos córregos, cachoeiras, picos e reservas belíssimos podem ser visitados no local, como o Parque Estadual da Serra do Papagaio (a 2.357 metros de altitude), o Vale dos Garcias e o Vale do Matutu - reserva natural que concentra boa parte das belezas naturais da região.

A cidade é bem típica mineira com um centro pacato, igrejinha, praça principal. 

Estas mesmas características e atrações você também pode conferir em Baependi e Carrancas, cidades próximas a Cruzília. 

Outra grande atração gastronômica de Caxambu são seus deliciosos doces de frutas em calda, em pasta e especialmente seus doces de leite, encontrados em várias produções artesanais e em algumas pequenas indústrias da cidade.

Os doces podem ser consumidos ali mesmo ou já preparados para viagem.

Em várias outras cidades da região, inclusive na Rodovia, é possível também encontrar doces especiais produzidos por aqui.

CONTATO

Rodovia MG 383 - km 1

Trecho Cruzília-Caxambu

CEP: 37.445-000

(35) 3341-3506

(35) 99116-4130

  • Black TripAdvisor Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon